Vitamina B5 | Guia para iniciantes – 11 coisas que você deveria saber

[Total: 0    Average: 0/5]

Vitamina B5 (caso contrário: ácido pantotênico)é uma das oito vitaminas B que formam o chamado complexo B. Como todas as vitaminas B, a vitamina B5 é solúvel em água e ajuda a converter carboidratos em glicose para produzir energia que impulsiona o corpo. O ácido pantotênico, encontrado em plantas, animais e seres humanos, é essencial na maioria das formas de vida. O ácido pantotênico também é encontrado na coenzima A, que é essencial para muitas reações químicas, e um nível saudável de vitamina B5 é essencial para ajudar o corpo a digerir gorduras e proteínas e manter a saúde em geral.

O que é vitamina B5?

O que é vitamina B5 usado para?

O ácido pantotênico é um precursor da síntese da coenzima A (CoA), essencial para a sobrevivência em todas as formas de vida.Coenzima A e seus derivados de acila são usados pelo corpo para produzir energia a partir de gordura alimentar, proteínas e carboidratos. A CoA também é usada no ciclo do ácido cítrico para sintetizar gorduras, colesterol, hormônios esteróides (estrogênio e testosterona), vitaminas A e D, acetilcolina (um neurotransmissor usado para transmitir sinais e estimular o sistema imunológico e órgãos) e na β-oxidação. . Esses processos permitem que o corpo decomponha os nutrientes corretos do alimento com eficiência suficiente para produzir energia.

Benefícios para a saúde da vitamina B5

Parece que a lista de benefícios é infinita quando avaliamos os benefícios do ácido pantotênico para o corpo.Como todas as outras vitaminas B, o corpo usa vitamina B5 para alimentar o corpo de várias maneiras diferentes. A vitamina B5 tem um efeito positivo no cérebro, coração, glândulas supra-renais, pele e cabelo; sua condição é altamente dependente da quantidade dessa substância.

Vitamina B5 – para que serve?

A vitamina B5 é usada para tratar e ajudar vários processos do corpo.Estes incluem a regulação dos nervos, a saúde cardiovascular, a função adrenal, a descoloração da pele e da acne, a cicatrização de feridas, a perda de cabelo ou o enfraquecimento e a insônia. O desequilíbrio e a secreção hormonal, associados às glândulas supra-renais e que resultam em sintomas como estresse, depressão, distúrbios da resposta imunológica e perda de peso ou obesidade, também são tratados com ácido pantotênico. Além das glândulas supra-renais, também podem ocorrer sintomas de desequilíbrio ou desordem na função da tireóide (fadiga, pele seca, queda de cabelo, etc.). ) também são tratados com vitamina B5. Embora o ácido pantotênico muitas vezes não trate a fonte dos sintomas em si, ele é usado para aliviar os sintomas, muitas vezes relacionados a desequilíbrio químico ou hormonal no corpo. Ácido Pantenic não só ajuda a tratar estes sintomas, mas também é tomado regularmente na dose certa para manter o bom estado geral do corpo.

  • Vitamina B5 e funcionamento do cérebro e sistema nervoso

Um cérebro saudável é essencial para a vida cotidiana e responsável pela transmissão de informações para o resto do corpo. O ácido pantotênico forma acetilcolina, uma substância química necessária para o sistema nervoso. Sem acetilcolina, o corpo não seria capaz de sinalizar ou transmitir nada ao sistema imunológico e aos órgãos. O ácido pantotênico também é benéfico para o cérebro e ajuda a reduzir a perda de memória relacionada à idade, dores de cabeça e enxaquecas, depressão e dependência de álcool.

  • Saúde cardiovascular

Um derivado farmacológico do ácido pantotênico, pantetina, é usado para diminuir o nível de colesterol no organismo. Também é usado para manter o coração em bom estado. Semelhante a coenzima A, o panteão foi encontrado para reduzir a doença arterial coronariana. A vitamina B5 também é usada para sintetizar o colesterol, que é mantido baixo, seja na droga ou em uma dieta. Também regula a quantidade de placa aterosclerótica presente nas artérias e reduz as chances de ataque cardíaco ou derrame associados a artérias obstruídas e parcialmente bloqueadas no coração. Dados científicos também indicam uma redução na pressão alta devido à absorção do ácido pantotênico. Vamos lembrar que no corpo o oxigênio no corpo é transmitido pelos glóbulos vermelhos. O desenvolvimento e produção de novos glóbulos vermelhos depende da quantidade de vitamina B5 consumida; O aumento da circulação de vitamina B5 também pode melhorar a transmissão de glóbulos vermelhos. O ácido pantotênico também suporta a capacidade da vitamina B2 de ativar o ferro, o que previne a anemia e outros sintomas de deficiência de ferro, como fadiga e dispneia.

  • Vitamina B5 e glândulas supra-renais

Provavelmente, uma das funções mais importantes do ácido pantotênico é o efeito sobre as glândulas supra-renais. Dados científicos sugerem que a vitamina B5 é diretamente responsável pelo suporte adrenal na produção de hormônios. Essas glândulas controlam várias funções hormonais no corpo. A vitamina B5 permite que as glândulas supra-renais regulem os níveis hormonais para reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão. Também é útil na regulação do nível de cortisol. Embora o excesso de cortisol no organismo possa afetar o metabolismo, o corpo precisa de pequenas quantidades para controlar esse processo e o seu peso saudável. Um nível adequado de vitamina B5 reduz o risco de fadiga adrenal ou exaustão. Quando isso acontece, o nível de estresse não pode ser mantido sob controle e tem um impacto negativo no resto do corpo. Se ocorrer fadiga adrenal ou exaustão, o ácido pantotênico pode reabastecer e reiniciar as glândulas. Desta forma, o corpo melhora sua reação ao estresse.

  • Benefícios da vitamina B5 durante a perda de peso

Embora a suplementação de vitamina B5 ou o consumo excessivo de ácido pantotênico não causem diretamente a perda de peso, essa vitamina é responsável por garantir o metabolismo e a digestão dos alimentos. A principal função da vitamina B5 é metabolizar alimentos em energia. Depois de atingir a quantidade desejada desta substância no corpo, você pode se exercitar sem fadiga rápida, com mais energia e força, além de reconstruir os tecidos e músculos e manter o peso correto. Graças aos processos metabólicos e ao aumento de energia e resistência com o ácido pantotênico na forma de um suplemento ou uma dieta altamente integral, a vitamina B5 pode afetar a saúde geral do corpo, lidar com o esforço físico e digerir adequadamente, o que suporta o emagrecimento.

  • Benefícios do uso da vitamina B5 na pele
  • Vitamina B5 para acne

A quantidade de vitamina B5 no corpo desempenha um papel importante na elasticidade da pele, cura e envelhecimento, influenciando o nível de carboidratos, proteínas e lipídios em conformidade. O ácido pantotênico reduz os sinais de envelhecimento prematuro e melhora a integridade geral do maior órgão do corpo – a pele. Também foi demonstrado que a vitamina B5 ajuda a curar feridas, oralmente ou topicamente, resultando no fechamento da ferida a uma taxa mais rápida do que sem o suplemento. Além da aceleração da cicatrização de feridas, a aceleração da cicatrização também foi documentada. A pesquisa mostrou que a integração e o reparo do tecido foram significativamente aumentados pela suplementação de vitamina B5. Uma forma líquida de vitamina B5, chamada dexpantenol, álcool D-pantotenílico, D-pantenol ou pantenol, também pode ser comprada. Eles podem ser usados topicamente ou injetados por injeção para curar feridas. Os dermatologistas também usam a vitamina B5 para ajudar a tratar a inflamação da pele e o eczema da acne.

Foi demonstrado que as terapias orais e locais reduzem a secreção de óleo e sebo em pacientes dentro de 2-3 dias.Após duas semanas de tratamento, os pacientes notarão uma mudança no tamanho dos poros e as lesões de acne começarão a cicatrizar e desaparecer. Oito semanas após o tratamento inicial, os pacientes começam a perceber que o eczema está sob controle e é mínimo. O ácido pantotênico reduz os ataques de acne causados pelo estresse e cura a pele de surtos de doenças anteriores.

  • Vitamina B5 para cabelos

Os médicos também sugeriram um suplemento de vitamina B5 para ajudar a tratar o desbaste ou queda de cabelo. A deficiência de ácido pantotênico pode causar não apenas um envelhecimento prematuro dos cabelos, mas também seu afinamento e perda. A indústria de cosméticos começou a adicionar vitaminas a xampus, mas não foi provado que esta aplicação – na forma de lavagem – é eficaz. No entanto, como complemento, a vitamina B5 irá melhorar a saúde do couro cabeludo e ativar os bulbos de crescimento do cabelo, bem como fortalecer os folículos pilosos.

Vitamina B5 para artrite reumatóide

O ácido pantotênico é usado não só para tratar a inflamação da pele, mas também para reduzir a inflamação das articulações. A vitamina B5 é dosada para aliviar a rigidez e a dor articular associada à artrite reumatóide e para aumentar a mobilidade das articulações.

Fontes de vitamina B5

Ácido pantotênico deriva seu nome da palavra gregapantosO termo “de qualquer lugar” significa que essa vitamina é encontrada em várias frutas, grãos, sementes, proteínas, laticínios e muitos outros componentes da dieta. Está geralmente disponível nos alimentos como ingrediente da coenzima A e da fosfopantenotina; após o consumo, a coenzima A edível e a fosfopantenotamina decompõem-se por reacção química à água ou são hidrolisadas em ácido pantoténico. Grãos são uma excelente fonte de ácido pantotênico; no entanto, o processo freqüente de refino da pele do grão (onde a maioria da vitamina B5 é encontrada) pode levar a uma perda de 35% a 75% de sua quantidade. Além do processo de refino, a preservação de frutas e vegetais também pode levar a uma redução no nível de vitamina dos alimentos consumidos.

Lista de alimentos que contêm vitamina B5

Uma dieta que consiste na quantidade certa de vitamina B5 fortalece o sistema imunológico, suporta a função adrenal e nervos, e traz muitos outros benefícios para o corpo. .Alimentos com o maior teor de ácido pantotênico são:

Proteína:

  • fígado de animais
  • peixes, crustáceos e caranguejos
  • Pato
  • vitela
  • Peru
  • pintinho

Legumes:

  • brócolis
  • Chucrute
  • couve-flor
  • milho doce
  • batatas brancas e doces
  • vegetação
  • couve

Lacticínios:

  • iogurte
  • laticínios
  • feta
  • ovos

Legumes e nozes:

  • ervilhas descascadas
  • lentilhas
  • soja
  • amendoim
  • amêndoas

Fruta:

  • abacate
  • laranja
  • tomate

Grãos:

  • pão integral
  • cereais integrais
  • sementes de girassol
  • farelo de trigo

Cogumelos

  • cogumelos shitake
  • Cogumelos Rimini

Vitamina B5 – Quantidade Diária Recomendada (RDA)

No caso deácido pantotênico (vitamina B5),A dose diária recomendada (RDA) depende da idade da pessoa, mas é fácil de conseguir com uma dieta saudável. Aproximadamente 2 mg são recomendados para bebês. As crianças pequenas devem consumir uma média de 3 mg a 4 mg por dia. A amamentação e as mulheres grávidas devem procurar consumir cerca de 6 mg-7 mg por dia, a fim de manter uma gravidez saudável e uma lactação adequada. Em média, um adulto deve tomar cerca de 5-6 mg de vitamina B5 por dia.

Suplementação de vitamina B5

Quanta vitamina B5 devo tomar?

A pantetina, uma forma dissulfureto de ácido pantotênico (vitamina B5), está disponível como suplemento alimentar. O suplemento sob a forma de pantetina é considerado uma forma mais activa de ácido pantoténico, uma vez que contém o grupo sulfidrico necessário para a coenzima A; no entanto, não é melhor absorvido pelo ser humano que o toma, pelo que é benéfico utilizá-lo juntamente com o aditivo na forma de pantotenato de cálcio, outro administrado de forma terapeuticamente ácido pantoténico. Além disso, o pantotenato de cálcio é uma forma mais estável – é mais fácil de engolir e digerir nos intestinos, porque é sal. Também é geralmente prescrito ou sugerido pelos médicos como um suplemento dietético em doses de 5 mg – 10 mg.

A administração de panthethane pode ser usada para altos níveis de colesterol, enquanto o pantotenato de cálcio é pró-ativo e útil em pacientes com rigidez articular, artrite reumatóide ou dor articular.Esta suplementação tem sido considerada uma solução mais homeopática e natural para estabilizar alguns processos no corpo que não funcionam totalmente adequadamente.

Vitamina B5 – benefícios para homens

Os homens podem se beneficiar muito de uma dieta enriquecida com vitamina B5. O efeito adrenal é largamente baseado na vitamina B5 e é necessário para ajudá-los a começar a desenvolver a testosterona, um hormônio esteróide que é mais visível nos homens. A testosterona suporta a resistência muscular, a função sexual e a aptidão física dos homens. O ácido pantotênico também é usado para tratar a hipertrofia da próstata.Com a deficiência de vitamina B5, os níveis de testosterona diminuem e causam vários sintomas, como:

  • aumento dos níveis de gordura corporal
  • desejo sexual reduzido
  • massa muscular reduzida e força
  • infertilidade
  • ausência de pêlos
  • metabolismo inadequado do colesterol
  • sensação aumentada de fadiga

Vitamina B5 – benefícios para mulheres

Assim como as glândulas supra-renais são responsáveis por algumas mudanças nos níveis de testosterona nos homens, a saúde das mulheres também depende das glândulas; vitamina B5 é essencial para ativá-los para produzir estrogênio, bem como progesterona. Sem a progesterona necessária para equilibrar os níveis de estrogênio, as mulheres se tornam mais suscetíveis ao câncer de ovário. Contraceptivos orais, que contêm estrogênio e progestogênio, também aumentam a necessidade de vitamina B5 em mulheres, a fim de equilibrar os níveis de hormônios artificiais e produzidos naturalmente no corpo. Em ensaios clínicos, mulheres usando contraceptivos orais foram encontrados para ter um nível reduzido de ácido pantotênico.

Contraceptivos aumentam o metabolismo e a decomposição do ácido pantotênico no organismoA amamentação e a gravidez também podem afetar os níveis de vitamina B5 das mulheres e expô-las à deficiência de vitamina B5. Níveis ótimos de vitamina B5 são essenciais para uma gravidez saudável, tanto para a mãe quanto para a criança. O funcionamento adequado das funções adrenais reduz a fadiga, o estresse, a ansiedade, a depressão e o ganho de peso. Glândulas adrenais saudáveis também reduzem o estresse ambiental associado com ciclos menstruais, puerpério e lactação e outras influências ambientais.

Vitamina B5 – efeitos colaterais

Overdose de vitamina B5

A vitamina B5 geralmente não é tóxica para os seres humanos. Embora não haja evidência científica de uma síndrome de superdosagem, em doses excessivas é possível experimentar: …

  • desconforto gastrointestinal
  • náusea
  • azia
  • diarréia
  • cólicas

Sintomas de deficiência de vitamina B5

Os sintomas de deficiência de vitamina B5 são raros em humanos devido aos suplementos disponíveis e uma dieta rica em substância; no entanto, estudos mostraram que pessoas com estresse crônico ou desnutridas podem apresentar sintomas de deficiência de ácido pantotênico. No entanto, a presença generalizada de vitamina B5 na maioria dos alimentos reduz a probabilidade de deficiência. Por outro lado, algumas drogas também podem bloquear a função da degradação de carboidratos no trato gastrointestinal e, assim, diminuir o nível de vitamina B5 no organismo. Pequenos sintomas de deficiência de vitamina B5 podem incluir: irritabilidade, depressão, cãibras musculares, insônia, mas também causar explosões alérgicas ou de asma.A deficiência de vitamina B5 também pode causar irritação no trato gastrointestinal com sintomas como

  • emese
  • diarréia
  • dor abdominal

Devido aos seus efeitos sobre o sistema imunológico, a deficiência de vitamina B5 também pode causar infecções mais frequentes do trato respiratório superior, bem como dificuldades na cicatrização de feridas ou enfraquecimento da capacidade do organismo de combater a doença. Em alguns casos extremos e raros, a deficiência de vitamina B5 teve sintomas mais graves, como insuficiência adrenal ou exaustão e encefalopatia hepática, ou a presença de toxinas no sangue.Mesmo quando esses sintomas são muito avançados, cada um deles é reversível com tratamento complementar adequado.

Sofia Coelho
Sobre Sofia Coelho 348 artigos
É difícil descrever uma pessoa complexa como Sofia Coelho, mas duas coisas que você nunca esquecerá é que ela é cuidadosa e precisa. É claro que ela também é objetiva, alegre e excitante, mas elas são de certa forma equilibradas por serem assustadoras também. sua natureza carinhosa, é o que ela é tão querida. Os amigos freqüentemente contam com sua natureza contemplativa quando estão se sentindo para baixo. Ninguém é perfeito, claro, e Sofia tem muitas falhas de caráter também. sua natureza dominante e natureza presunçosa estão longe de ser ideais em níveis frequentemente pessoais. Felizmente, sua precisão ajuda a evitar a maioria dessas queixas .

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*